sábado, 1 de outubro de 2011

Santa Teresinha do Menino Jesus: juventude, quando ingressou no Carmelo

Santa Teresinha com aproximadamente
15 anos, na época em que foi conversar
com o Papa Leão XIII
Já tivemos conhecimento sobre a infância e a adolescência de Santa Teresinha. Agora vamos analisar como foi seu ingresso no Carmelo, quando se tornou religiosa, vivendo sua juventude consagrada a Deus.

Após o episódio de sua conversão no Natal de 1886, Teresa ficou decidida a ingressar no Carmelo, mas era muito nova ainda. Seu pai e suas irmãs a aconselhavam esperar mais um pouco, mas ela sentia um amor muito forte arder em seu coração. Fez de tudo para se tornar religiosa: pediu a superiora do Carmelo que lhe negou, então resolveu falar com o Bispo, que também lhe negou. Teresa ficou muito desolada. É importante destacar que a essa altura, das cinco filhas de Luís e Zélia três já eram religiosas, incentivando ainda mais aquela adolescente aparentemente “louca” a tentar ingressar no Carmelo.

Teresa estava realmente decidida. Como a superiora e o Bispo lhe negaram o ingresso, convenceu seu pai e outros familiares a irem com ela até o Vaticano, convencer o Papa Leão XIII a deixá-la ser carmelita, isso em novembro de 1887. Como o Bispo era contrário a sua vontade, o Papa pediu que ela esperasse um pouco. Durante este tempo de espera Teresa começou a se santificar fazendo pequenos sacrifícios. Lavava um copo que achava sujo na pia da cozinha, apanhava um brinquedo que um de seus primos deixava jogado no chão da sala e assim por diante.

Santa Teresinha após ingressar no Carmelo,
ainda noviça, com aproximadamente 18 anos
Finalmente chegara o dia que tanto aguardava: Teresa ingressou finalmente no Carmelo no dia 9 de abril de 1888, aos 15 anos. Quando noviça (espécie de seminarista, no caso das mulheres), Teresa foi encarregada de cuidar de uma irmã que sofria de tuberculose, contraindo assim a doença que tanto lhe faria sofrer até a morte, como veremos adiante. No Carmelo Teresa foi muito injustiçada e sofria perseguição de muitas freiras, visto que era muito novinha e humilde. Fez sua profissão religiosa, ou seja, se tornou freira definitivamente no dia 8 de setembro de 1890 (data em que a Igreja comemora o Nascimento da Virgem Maria), adotando o nome de Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Após a morte de seu pai a sua última irmã que não havia ainda ingressado em algum convento o fez, sendo que das 5 filhas dos Beatos Zélia e Luís Martin, 4 eram carmelitas, morando no mesmo convento que Teresa, em Lisieux. Como provinham de uma família cheia de cultura, Teresa e suas irmãs faziam ali muitas peças teatrais, como a de Santa Joana D’Arc.

Mas a tuberculose era uma doença incurável na época, e Teresa piorava a cada dia, como veremos na próxima postagem sobre Santa Teresinha do Menino Jesus.


João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário