terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Santo de Assis


São Francisco de Assis orando
Sem dúvida alguma um dos santos mais conhecidos da Igreja Católica é São Francisco de Assis. Filho de um nobre comerciante de tecidos, nasceu dia 5 de julho de 1182, em Assis na Itália. Quando jovem, Francisco não era uma pessoa muito religiosa, deixando se levar pelos pecados que o mundo oferece. Após combater uma guerra, no entanto, ferido que estava, se retirou em uma torre para se recuperar fisicamente e ali também pode se recuperar espiritualmente, vivendo uma sincera conversão.

Na época de Francisco muitos padres e bispos viviam no pecado. Suas vidas eram repletas de luxo, ganância e gula, dificultando assim que os fieis encontrassem a Jesus Cristo. Porém Francisco encontrou o Senhor nas suas criaturas; na água que corre no riacho e sacia a sede, nos pássaros que voam pelos céus e assim por diante. Chamava cada criatura de irmão e irmã.

Juntamente com alguns amigos, Francisco pediu ao Papa Inocêncio III autorização para fundar uma nova ordem religiosa: a Ordem Franciscana. Estes frades deveriam ser conhecidos em todos os lugares pela sua pobreza, pois nada deveriam possuir, além do amor a Cristo. Santa Clara seguiu seu exemplo e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, as Damas da Pobreza, conhecidas como Clarissas. Um grande amigo de São Francisco, que também se tornou frei franciscano foi Santo Antônio de Pádua. Na época muitos achavam que a Igreja iria acabar, mas como ela foi fundada por Jesus, o Espírito Santo moveu Francisco para fundar a Ordem, que de certo modo “segurou” a Igreja, dando a ela muitos santos e santas.

Um episódio muito conhecido da vida do santo de Assis é aquele em que um lobo ameaçava atacar a cidade de Gubbio, o que fez com que os homens dali quisessem matá-lo. Sentindo compaixão do pobre animal, Francisco foi até a mata e lhe ordenou que parasse de atacar as pessoas e seus animais, em nome de Cristo, e receberia em troca o alimento necessário para sua sobrevivência. O lobo simplesmente concordou e o povo lhe tratava como se fosse um cão de estimação.

Também foi Francisco o primeiro a montar um presépio. O fez para explicar melhor aos fieis como aconteceu o nascimento de Jesus, usando animais e pessoas de verdade, em um curral.

No dia 14 de dezembro de 1224, quando orava no Monte Alvernia recebeu os estigmas de Cristo (as chagas de Jesus), que carregou com alegria até a morte, a quem chamava de irmã. Sentindo que o fim de sua vida estava próximo, despediu de Clara e seus outros amigos e leu muitas passagens do Evangelho, vindo a falecer no pôr-do-sol do dia 3 de outubro de 1226, sendo canonizado (declarado santo) apenas dois anos depois.

A vida deste santo é um verdadeiro exemplo de humildade e serviço a Igreja, mas não podemos nos lembrar de São Francisco de Assis apenas o relacionando a animais e plantas, pois estes não possuem almas. Apesar de o homem ter a obrigação de cuidar na natureza, esta foi criada por Deus para lhe servir. Nosso querido santo não se admirava com uma flor ou com uma minhoca: se admirava com o poder de Deus, que os criara, louvando assim a Deus. Como disse o Papa Bento XVI devemos cuidar primeiro das nossas almas, e posteriormente nos preocupar com a natureza, como fez São Francisco de Assis e todos os outros santos.


João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário