domingo, 2 de outubro de 2011

Santa Teresinha do Menino Jesus: últimos anos de vida no Carmelo

Santa Teresinha, após se tornar irmã
Depois de conhecermos os fatos principais que ocorreram durante a infância, adolescência e juventude da santinha de Lisieux, que fora marianinha e posteriormente congregada, vamos agora ver como foram os últimos anos de vida de Santa Teresinha.

Vimos na última postagem que por cuidar de uma irmã que padecia de tuberculose, nossa santinha acabou contraindo a doença, chegando a vomitar muito sangue e sofrendo calada. Porém, mesmo muito enfraquecida, Teresa não rejeitava trabalho algum que lhe dessem, de modo que as irmãs não percebiam que tinha a doença, quando foi descoberta já era tarde. Mas sempre oferecia seus sofrimentos a Deus, na intenção de ajudar as missões católicas em outros países, sendo por isso considerada a padroeira das missões, mesmo sem nunca sair do Carmelo.

Mas Teresa, querendo chegar a perfeição, percebia que suas orações e penitências eram fracas. Após ouvir maravilhada a pregação de um padre em 1894, decide adotar aquilo que chamou de “Pequena Via”, que consistia em fazer pequenos sacrifícios e se entregar ao amor de Jesus como uma criancinha que se entrega aos braços de seu pai. Ela seria então a menor das filhas de Deus.

A cada dia sua doença piorava; seus pulmões ficavam a cada dia mais cheio de sangue, dificultando sua respiração. No dia 30 de setembro de 1897 sua saúde se agravou ainda mais e de manhã chegou a dizer às freiras que lhe rodeavam: “eu não me arrependo de ter me abandonado ao amor”. Já a tarde, cada vez pior, disse a madre superiora, sua irmã: “Farei cair uma chuva de rosas sobre a Terra”, se referindo a quantidade de milagres que alcançaria de deus para os seus devotos. Quanto aos milagres também disse: “Passarei o meu Céu fazendo o bem na Terra”. Vendo que estava Teresa a morrer, as irmãs chamaram o padre para ministra-lhe a Unção dos Enfermos e dar-lhe a última Comunhão. A tuberculose é uma doença que agravada não permite que as pessoas ingiram qualquer coisa, sendo assim Teresa não conseguiu sequer comungar, visto a gravidade de sua doença.
Santa Teresinha dias antes de sua morte, já gravemente
acometida pela tuberculose

A tardezinha Teresa, que passava um mal enorme, levantou ficando como que sentada, e estando seu rosto como que radiante de paz e serenidade disse: “Eu te amo Jesus, meu bem-amado”, comprovando que via o Senhor em sua frente momentos antes de morrer. Dizendo estas últimas palavras, aos 24 anos, entrou Teresa para a glória celeste.

Antes de morrer, quando já estava gravemente enferma, Teresa começou a escrever um diário contando os principais fatos de sua vida, a pedido de sua irmã Pauline. Após a sua morte, ao lerem o diário, as irmãs ficaram maravilhadas com os textos e decidiram publicar o diário, que chamaram “História de uma alma”. Este livro é uma das biografias mais lidas do mundo. Também compôs 54 poemas.

O Papa  Pio XI a declarou santa no dia 17 de maio de 1925 e no dia 19 de outubro de 1997 João Paulo II a declarou Doutora da Igreja, título que recebem aqueles santos que ajudaram a Igreja a compreender os mistérios de Deus. Hoje Santa Teresinha é ao lado se Santa Joana d’Arc a padroeira da França.


João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos.


Santa Teresinha preparando
a celebração de uma missa
Santa Teresinha morta


Nenhum comentário:

Postar um comentário