sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Santa Teresinha do Menino Jesus: adolescência, quando foi marianinha

Santa Teresinha aos 8 anos, em 1881,
pouco antes de se tornar marianinha
Na última postagem sobre Santa Teresinha vimos como foi seu nascimento e os principais fatos de sua infância. Agora vamos mergulhar um pouco nos fatos de sua adolescência, que começa com sua Primeira Comunhão, no dia 8 de maio de 1884, quando tinha 11 anos. Também nesta data Teresinha, como era chamada pelas pessoas mais próximas, ingressou como marianinha na Congregação Mariana para moças do Colégio Feminino da Abadia das Monjas Beneditinas de Lisieux, também chamada de Congregação das Filhas de Maria. Quatro anos mais tarde, em 1888, em carta escrita a Irmã São Plácido, disse Teresa: “Foi com prazer que recebi a carta circular das Filhas de Maria. De certo não deixarei de assistir em espírito a esta linda festa. Pois foi nesta capela bendita que a Santíssima Virgem se dignou adotar-me por filha, no belo dia da minha Primeira Comunhão e da minha recepção na Congregação Mariana das Filhas de Maria.”

De seu apostolado na Congregação Mariana pouco ou quase nada sabemos, pela falta de documentos. Por isso é de extrema importância que se relate e anote tudo que acontece nas Congregações Marianas e principalmente nos Marianinhos, pois pode haver ali algum futuro santo ou papa.

Voltemos à adolescência de nossa estimada santinha. No Natal de 1886, Teresa vivenciou um episódio que mais tarde chamou de “Noite da minha conversão”. Ao chegar em casa após a Missa do Galo, quando os relógios já marcavam 2 horas da madrugada, não achou seu presente próximo a lareira e por causa disso apresentou comportamento infantil. Ela percebeu que seu pai, Luís, ficou um tanto aborrecido com sua atitude, pois já tinha 14 anos. A partir deste dia Teresa não mais chorou por motivos tolos.

Sua estada no colégio feminino não durou mais que 5 anos, uma vez que inteligente e dedicada como ela só, sofria muitas humilhações das suas colegas de classe, que não levavam os estudos a sério. Com muito custo Teresa conseguiu o consentimento de seu pai para deixar o Colégio e estudar com sua irmã Maria em casa, algo permitido na época.

Ao completar 15 anos Teresa decidiu entrar para o Carmelo para ser religiosa. Mas esta parte da história de sua vida contaremos amanhã, na próxima postagem sobre a vida de Santa Teresinha do Menino Jesus.


João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário