sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Missal Romano: o conjunto das maravilhas da Santa Missa

Missal Romano usado atualmente
Na Igreja muitos livros são importantes para direcionarem a fé e a piedade dos católicos. A Bíblia contém a Palavra de Deus, o Catecismo contém toda a Doutrina Católica, o Código de Direito Canônico contém algo parecido com um conjunto de leis da Santa Igreja e assim por diante. Mas há um livro em especial, pouco conhecido pelos fieis, que merece todo destaque: o Missal Romano.

O Missal é o livro, geralmente de capa vermelha, usado pelo sacerdote durante a Missa na maior parte do tempo, pois nele estão contidas as orações e as "regras" (rúbricas) do Santo Sacrifício. Missal nos dá uma ideia de Missa e Romano que é de Roma. Como nossa Igreja tem sua sede em Roma, entendemos que seria então a Missa de Roma.

Tudo o que está contido nele foi escrito por padres e bispos que estudaram muito os mistérios da liturgia e foram guiados pelo Espírito Santo em suas decisões, sendo depois aprovado pelo Santo Padre, o Papa. É por isso que a Missa é a mesma em Roma, Nova Iorque ou Resende Costa: porque em todos estes lugares usa-se o Missal Romano.

Muitas pessoas desrespeitam o que há escrito no Missal por ser um livro que o povo não tem tanto acesso como a Bíblia. Por isso é muito importante que a Santa Missa seja organizada por pessoas que conheçam o que há no Missal. Quando se desrespeita o Missal, desrespeita-se o Papa e o Espírito Santo, e ainda a unidade da Igreja é ferida. Quanto mal causa essa desobediência!

Na internet podemos achar seus textos. Um exemplo de regra contida no Missal é a maneira de se usar o incenso na Missa.


João Carlos Resende, coordenador dos Marianinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário