domingo, 16 de outubro de 2011

VII Retiro Espiritual dos Marianinhos Nossa Senhora de Lourdes

Oração inicial, presidida pelo vice-coordenador
Lucas Antônio
Passado um certo período de tempo, a Congregação Mariana de Nossa Senhora da Penha e São José promove sempre um retiro para os Marianinhos em alguma igreja rural ou urbana. O VII Retiro, com o tema: "Antes de formar você no ventre de tua mãe, eu o conheci; antes que você nascesse, eu te consagrei, para te fazer profeta das nações" (Jr 1, 5)  aconteceu na capela São Vicente de Paulo, no Povoado do Penedo, município de Ritápolis.

A saída de Resende Costa foi às 11h30min, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Os 64 marianinhos, 2 congregados, 2 candidatos, 2 aspirantes e as 4 mães que participaram do retiro foram transportados em 2 ônibus, pertencentes a um micro-empresário do distrito de Jacarandira.

Após calorosa recepção por parte dos moradores do Povoado do Penedo, às 13h teve início as Orações iniciais (Deus in adjuntórum, Veni Creator Spiritus, Angelus, ladainha de Nossa Senhora cantada e Divinum Auxilium) presididas pelo vice-coordenador Lucas Antônio. Logo após, às 13h150min, o coordenador João Carlos proferiu uma catequese sobre a ação dos profetas na história. Estava previsto uma procissão com a imagem de São João Batista logo depois da catequese, mas devido a chuva que caiu nesta hora aconteceu então a Celebração da Palavra, que seria às 15h15min, presidida pela mãe do marianinho Alex, a ministra  Miriam, que se destacou pela bela pregação sobre as coisas de Deus.

Ao fim da Celebração da Palavra, a chuva cessou, possibilitando assim que todos fizessem um lanche carinhosamente servido pelos moradores do Penedo no adro da capela. Logo após aconteceu a procissão de São João Batista, encerrando o VII Retiro Espiritual. Há que se destacar a participação do Coral Santa Bernadete, formado pelos próprios marianinhos.

Por ideia do presidente da CM, José Batista Pinto, a volta para Resende Costa foi antecipada para ás 16h30min, para que se pudesse passar no Povoado do Glória e na cidade de Coronel Xavier Chaves, onde todos puderam admirar a bela Igreja do Rosário, feita de pedra seca.

O lado negativo do retiro foi a forte chuva que caiu na região, provocando transtornos, inclusive o atolamento de um dos ônibus entre o Penedo e o Glória e a quebra de dois vidros, ocasionada pelo granizo que o atingiu. Mas todos chegaram em Resende Costa radiantes de alegria, expressa nas palavras da vice-coordenadora do Grupo Nossa Senhora das Mercês, Milena Magalhães: "Foi tudo muito emocionante. Se eu tivesse que viver tudo isto novamente mesmo sabendo dos riscos, eu viveria com certeza. Foi muito bom mesmo!"

Trono
Coral Santa Bernadete


Chuva no Po
Catequese


Ministra Miriam pregando
Celebração da Palavra


Comunhão
Bela capela




Procissão de São João Batista
imagem pertencente ao acervo da
Igreja do Rosário de Resende Costa


Encerramento do retiro
Encerramento do retiro


Trono
Marianinhos




Igreja São Vicente de Paulo






Interior da Igreja do Rosário, em
Coronel Xavier Chaves
Igreja do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário