quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Santa Teresinha do Menino Jesus: nascimento e infância

Santa Teresinha aos 3 anos, pouco
antes da morte da sua mãe
Desde 1563, quando foi fundada pelo Pe. Jean Leunis em Roma, as Congregações Marianas tem dado muitos santos a Santa Igreja Católica, mais precisamente 62. Contudo este número não é preciso, pois há muitos outros santos que foram congregados marianos e não sabemos, pois no passado não havia muitos documentos que provavam seus ingressos nas Congregações Marianas.

Mas dos muitos santos  congregados que conhecemos, chegando o mês de Outubro uma merece destaque: Santa Teresa de Lisieux, ou Santa Teresinha do Menino Jesus, como é mundialmente conhecida. Nasceu em Alençon, na França, no dia 2 de janeiro de 1873, numa família rica. Seus pais, os Beatos Zélia e Luís Martin sonhavam antes de se conhecerem em ser irmã religiosa e padre, mas Deus tinha outros planos para os dois, que não foram aceitos no convento e no seminário. Quando casaram sempre pediam a Deus que se seus filhos fossem pecadores, que o Senhor lhes tirasse a vida antes mesmo de nascerem. E parece que Deus os escutou: Zélia teve 4 filhos que morreram pequeninos e teve ainda 5 filhas, sendo que todas se tornaram religiosas.

Desde os 2 anos de idade Teresa já falava que seria religiosa, para alegria de seus pais e suas irmãs, mas o caminho de quem quer servir a Deus não é fácil: quando tinha 4 anos de idade sua mãe faleceu vítima de um câncer. Conta a história que Zélia chegou até a ir a Lourdes, na fonte milagrosa que Nossa Senhora mostrou a Bernadete, mas novamente Deus tinha outros planos para sua vida. Após a morte de Zélia, Luís decide mudar com suas 5 filhas para Lisieux em 1877.

Como sua mãe morrera sendo Teresa ainda uma pequena criança, ela se apegou muito a sua irmã mais velha, Pauline, que a tratava como uma filha, muitas vezes com muito mimo. Mas Pauline também sonhava ser irmã e queria ingressar no Carmelo, de onde as religiosas que ali ingressam nunca mais saem, nem sequer para irem à rua, a menos que seja por um motivo muito extraordinário. Ali vivem completamente isoladas do mundo. Portanto, quando no Carmelo ingressou Pauline, Teresa logo caiu gravemente enferma, de modo que nenhum médico na época conseguiu desvendar qual a sua doença.

Teresa revelou que tudo que via parecia ser demônios, inclusive seu bondoso pai. Ele e suas 3 irmãs que ainda moravam com ela ficaram completamente desesperados, pois já fazia duas semanas que estava enferma, se alimentando muito mal. Mas tiveram uma idéia. Havia na casa uma imagem da Imaculada Conceição, que pegaram e a colocaram em frente à cama de Teresa, que, angustiada, pediu à “Virgem do Sorriso" que a curasse. Desde então sua vontade de entrar no Carmelo se tornou uma decisão convicta, mas a pequena Teresa nem tivera feito sua Primeira Comunhão ainda.

Aqui termina a história dos fatos mais importantes da infância desta santinha. Amanhã postaremos um texto contando como foi sua adolescência, quando se tornou marianinha.


João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário