quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Santíssima Virgem das Mercês: Mãe dos cativos

Nossa Senhora das Mercês
A devoção à Virgem Maria se faz muito importante na nossa vida de cristãos católicos. Temos uma mãe que olha por nós e nos dá o caminho certo, o exemplo de vida do verdadeiro seguidor de Cristo. Em Maria temos o espelho da bondade de Deus e a manifestação da criatura perfeita, sem mancha nenhuma do pecado, que o Criador quis para todos os seus filhos.

Nesta semana, mais precisamente no dia 24 de setembro, a Igreja celebra Nossa Senhora das Mercês. Para muitos pode ser um título de Nossa Senhora que não é muito conhecido, mas seu sentido é muito importante para nós que fazemos o propósito de seguir a Cristo renunciando todo e qualquer obstáculo que nos impeça de sermos totalmente dele.

O nome “Mercês” significa auxílio, proteção e até socorro. Maria ao aparecer para um de seus filhos, São Pedro Nolasco, pediu que os cativos, os presos injustamente, fossem libertados. Por isso em muitas imagens de Nossa Senhora das Mercês, a Virgem aparece com correntes quebradas de escravos nas mãos, mostrando que os cativos são libertos.

Podemos tomar como lição para a nossa vida o auxílio que Maria nos presta pela graça de Deus, tornando-nos cada vez mais santos e puros para Ele. Jesus e Maria vêm para nos libertar de todas as amarras, de todos os laços que o diabo coloca em nós. É contra o pecado a nossa maior luta, esse pecado que tanto nos atinge nos faz sofrer.

Peçamos à bondosa Virgem Maria, a Senhora das Mercês que nos ajude neste combate para que cada vez mais, libertos da corrupção do pecado, possamos chegar um dia à eterna liberdade juntamente com a Santíssima Trindade e os santos.


Seminarista Lucas Alerson de Souza, Conselheiro dos Marianinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário