quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sigamos os pastores de Belém

Pastores recebendo o anúncio do Anjo
Pois bem, já é Natal, uma das grandes festas realizadas e muito marcantes para nós católicos, pois celebramos o nascimento do nosso Salvador Jesus Cristo, “por que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu filho unigênito para que todo aquele nele creia não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3, 16).

Entretanto não damos à mínima; observamos que nesta época a cidade é toda iluminada, imagens de papai-noel em cada canto. São enfeites bonitos, mas prestamos pouca atenção numa das representações que é o presépio. Neste mesmo tempo observamos várias imagens e cada uma traz um significado, como a dos pastores. Mas afinal qual o significado dos pastores?

Os pastores eram pessoas pobres, talvez alguns até roubassem para sobreviver e por isso eram ignorados. Mas em certa noite, enquanto os pastores estavam em seu trabalho junto ao rebanho, ouviram várias vozes que saiam de nuvens que brilhavam como raio de luz, e a noite se tornou dia. E dizia o anjo “Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o salvador, que é o Cristo” (Lc 2, 10-11). Após os Anjos terem se retirado, os pastores foram à procura do Menino Salvador. Assim os pastores representam as pessoas simples a quem Deus se revela e que deixam tudo (o rebanho) para irem ao encontro do Todo-Poderoso.

Por fim devemos não buscar o falso significado do Natal, dando mais valor ao Papai Noel e ao comércio que ao Menino Jesus, mas sim ao verdadeiro encanto, pois Deus nos enviou o seu filho, agora devemos agir como os pastores; procurá-Lo não em enfeites, mas no nosso coração, pois ele já está conosco há muito tempo e não sabemos disso, pois não ouvimos todas as mensagens enviadas para nós através de muitos anjos.



Mateus José Resende, conselheiro dos Marianinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário