quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bendita seja a Imaculada Conceição de Maria Santíssima!

Maria, a Senhora da Imaculada Conceição
Quando pensamos em Igreja no mês de Dezembro logo nos vem a mente o Natal do Senhor Jesus, no dia 25. Mas há uma outra data muito importante neste mês para nós católicos, ainda mais para os membros de uma Congregação Mariana: o dia 8, quando celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Mas o que é isto, Imaculada Conceição?

Desde cedo aprendemos que quando Deus criou o mundo criou também Adão e Eva e os puseram no Jardim do Édem, onde podiam comer qualquer fruto, menos o fruto do conhecimento. A serpente então seduziu Eva que por sua vez seduziu Adão e os dois desobedeceram a Deus. Segundo as Sagradas Escrituras este foi o primeiro pecado; a desobediência. Como desobedeceram ao Criador, haviam de morrer, pois o salário do pecado é a morte (cf. Rm 6, 23)

É claro que esta história narrada no livro do Genêsis não aconteceu exatamente assim. Adão significa primeiro homem e Eva quer dizer primeira mulher. A pessoa que escreveu o livro queria demonstrar como o pecado entrou na história, e usou esta forma para narrar esta verdade. Mas o que interessa nisso tudo é que o pecado infelizmente começou a existir.

Por herança de Adão, todos os homens e mulheres nascem com o Pecado Original, pecado que nos faz pecar mais vezes, e consequentemente nos faz morrer. Mas Deus quis que seu povo vivesse junto Dele no Céu e para apagar aquela culpa de Adão e Eva deveria enviar Seu Filho Jesus para "abrir as portas do Paraíso" para todos nós, morrendo numa cruz, Ele que era inocente.

Mas como Deus poderia deixar seu Filho nascer de uma mulher pecadora? Ora, Jesus é deus pois é o Filho de Deus Pai, mas é homem pois também é filho de uma mulher; viveu em um útero antes de nascer e lá seu corpo carnal foi formado. Então é mais que natural que Deus preservasse do pecado original a mulher escolhida para ser a Mãe de Jesus, pois assim Cristo não moraria em um útero impuro e sua carne não seria proveniente de uma carne contaminada pelo pecado.

Neste contexto, Deus Pai quis que a filha de Joaquim e Ana, Maria, não tivesse o pecado original, e - lembrando - não tendo o pecado original, jamais cometeria qualquer outro pecado, e não teria uma morte como a nossa, pois como já disse São Paulo e repito mais uma vez neste texto, a morte é o salário que recebemos por pecarmos.

Imaculada quer dizer limpa, pura, e Conceição é o mesmo que concepção; o momento em que a pessoa é criada, "feita" por seus pais. Sendo assim, no dia 8/12 a Igreja celebra isto, que Maria foi feita sem o pecado original. Portanto celebramos o dia em que Deus Pai começou a salvar seu povo.

Por isso é que as imagens e pinturas da Imaculada Conceição geralmente representam Maria pisando em cima de uma serpente com uma fruta na boca, que simboliza Satanás trazendo o pecado ao mundo. Se o pecado de Adão nos fechou as portas para Deus, Cristo nos abriu, sendo assim o novo Adão e Maria é, portanto, a nova Eva. A antiga Eva pecou por desobediência, já a nova Eva, Maria, foi totalmente obediente a Deus, por isso sempre há muitos anjos na imagem da Imaculada, significando que deus está sempre com ela.

Na maioria das cidades o dia 8/12 não é considerado feriado, mas a Santa Igreja Católica ainda pede que seus fieis respeitem este dia como santo, assim como respeitamos os domingos; devemos ir à missa, evitar trabalhar e devemos tirar este dia para descansar e ter um momento de lazer com a família. Contudo, como alguns governantes tiraram este feriado, as pessoas que são empregadas em algum serviço e não conseguiram folga nesta data podem ser perdoadas por Deus, mas se o seu horário de trabalho permitir, ainda devem ir à missa.

Após esta explicação sobre a Imaculada Conceição de Maria, que a Igreja sempre creu que fosse verdade, se torna impossível não amar mais ainda nossa Mãe do Céu.

Viva a Imaculada Conceição de Maria Santíssima!


João Carlos Resende, coordenador dos Marianinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário