terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Quem é o verdadeiro dono do Natal mesmo?

Que o Natal volte a ser do Menino Jesus!

Sem dúvidas uma das datas mais aguardadas por todos, principalmente as crianças e adolescentes, é o dia 25 de dezembro, quando a Igreja Católica comera o Natal (Nascimento) de Jesus Cristo. Mas será que realmente aguardamos o Natal para celebrarmos o Menino Jesus?

Logo que passa o dia de finados (2/11) a tevê, o rádio, os jornais e outros meios de comunicação começam já a fazer propagandas para o Natal. Vedem de tudo para todos, com grandes descontos e outras facilidades. Fazem de tudo para que as pessoas comprem presentes para seus amigos e parentes. E há um personagem que aparece sempre: Papai Noel, com sua famosa barba branca, suas roupas vermelhas e, claro, um saco cheio de presentes.

Além de esquecerem o Menino Jesus e pensarem mais no papai Noel, algumas pessoas cometem outro pecado horrível: compram muitas coisas que não tem condição de pagar e acabam ficando devendo os donos das lojas, o que é roubo. Também fazem tanta comida que não dão conta de comer e acabam jogando tudo fora, enquanto há muitas crianças e adultos passando sem o que comer. O Papa bento XVI já disse que há fome no mundo pois muitos desperdiçam comida e não partilham com os necessitados. Isso nunca foi a vontade do Menino Jesus!

As casas e ficam todas enfeitadas e as lojas fecham até algumas horas mais tardes na semana que antecede o nascimento de Jesus. No dia 24, á noite, é tradição para muitas famílias transformarem seus jantares em grandiosas ceias, com comidas e bebidas caras e outras regalias.

Ora, é bom juntar a família para festejar e ganhar e receber presentes, ainda mais em clima de festa. O problema é que as pessoas lembram muito mais do Papai Noel e de seus presentes que do Menino Jesus, que nasceu pobre em um curral de Belém. Isso chega até ser um pecado gravíssimo! Devemos primeiro pensar no verdadeiro dono da festa: o Menino Jesus.

Preocupamos tanto com presentes, roupas novas, a ceia e nos esquecemos de preparar nosso coração para nosso Deus que se fez Homem e veio nos salvar. Muitas pessoas nem vão à missa no Natal, pois gastam todo seu tempo com festas. Isso deixa o Menino Jesus muito triste, pois se esquecem Dele, justo Ele que nunca deixa de pensar em cada um de nós e nos ajudar.

Essa alegria que temos ao desembrulhar presentes, enfeitar a casa e degustar comidas gostosas é pura ilusão; passa logo. A verdadeira alegria do Natal é ir à missa e agradecer a Jesus por Ele ter nascido um dia para nos salvar; é olhar para o presépio e ver como Ele era humilde, pois nasceu em um curral. Esse é o verdadeiro encanto do Natal.

Quando Jesus nasceu, os Magos do oriente lhe deram presentes. Vamos também nos presentear o Menino Jesus neste Natal? É fácil. Basta que deixemos de pensar mais no Papai Noel com seus presentes e nas ceias com seus desperdícios de comida e lembremos do verdadeiro dono da festa: o Menino Jesus, que está no presépio de braços abertos querendo nos abraçar e abençoar.

Obs.: Poucas pessoas lembrarão de Cristo nestas festas, então indique este texto para seus amigos. Não tenha vergonha de falar do Menino Jesus, pois Ele não teve vergonha de nascer em um curral para nos salvar.



João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário