segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Santa Mãe de Deus

Santa Maria, a Mater Dei; a Theotokos

Bem sabemos que a Virgem Maria tem títulos diferentes; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Penha de França, Nossa Senhora das Graças e muitos outros nomes. Mas, a Igreja celebra um destes títulos no primeiro dia do ano, no dia da paz; Santa Maria, Mãe de Deus.

Desde a época em que os Apóstolos de Jesus viviam ainda aqui neste mundo a Igreja já acreditava que Maria era a Mãe de Deus. Mas sempre houve algumas pessoas que não aceitavam isto, pois diziam que se Nossa Senhora fosse a Mãe de Deus ela seria maior que o próprio Deus. Mas estavam errados.

Jesus poderia ter vindo a Terra da forma que quisesse, mas preferiu nascer de uma mulher, por ser extremamente humilde. Há uma oração muita antiga, da Liturgia das Horas, que diz: “Aquele a quem adoram o céu, a terra, o mar, o que governa o mundo, na Virgem vem morar. A lua, o sol e os astros o servem, sem cessar. Mas ele vem no seio da Virgem se ocultar.” E é isto mesmo, o Rei e Senhor do Universo quis morar no útero de uma mulher para dela nascer e depois nos salvar.

Quando Maria foi visitar Isabel, ao saber que esta sua prima havia engravidado de seu esposo Zacarias, embora velhos, ouviu a mãe de João Batista dizer: “Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor venha me visitar?” (Lc 1, 43) Ora, os judeus não chamavam ninguém de Senhor, a não ser ao próprio Deus. Então, como podemos ver, antes mesmo de Cristo nascer Maria já era chamada de Mãe de Deus.

E a Igreja declarou este fato como um dogma; uma verdade de fé revelada por Deus. Isto aconteceu no ano 431, no Concílio (espécie de reunião entre o Papa e os Bispos, onde o Espírito Santo os inspira e mostra a eles quais são as verdades da fé católica) de Éfeso, cidade já destruída, na atual Turquia. O Papa que declarou este dogma foi Celestino I, que desmentiu Nestório. Ele pregava que Jesus eram duas pessoas diferentes: uma que era deus e uma que era homem, por isso falava que Maria era não Mãe de Jesus Deus, mas apenas Mãe de Jesus Homem. Mas isto é inaceitável para os católicos, pois Jesus é Homem e Deus em apenas uma pessoa, e se Maria é Mãe do Homem Jesus, logo é Mãe do deus Filho, o Deus Jesus.

É por isso que a Igreja chama Maria de “Mater Dei” (Mãe de Deus, em latim) ou “Theotokos” (Mãe de Deus, em grego). Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós!



João Carlos Resende, coordenador dos Marianinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário