domingo, 21 de agosto de 2011

Nota da Congregação Mariana a respeito da Catequese de Crisma

Constantes questionamentos tem chegado à Congregação Mariana de Nossa Senhora da Penha e São José, instalada na Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França em Resende Costa/MG, a respeito da obrigatoriedade do início da Catequese de Crisma logo após a Primeira Comunhão.

Falam em nome do Departamento de Marianinhos apenas o Presidente da Congregação Mariana e os congregados que estejam em plena comunhão com a Regra de Vida aprovada pela Santa Sé, além, é claro, da Diretoria do Departamento e falam em nome da Catequese a sua Coordenadora e as catequistas em comunhão com as diretrizes apontadas pela Paróquia Nossa Senhora da Penha de França.

Em Maio do ano de 2010 o então Pároco de Resende Costa, Padre Geraldo Antônio Soares, determinou (e não sugeriu) que seriam crismados a partir do ano de 2012 apenas as pessoas que participassem da então denominada Catequese de 1ª Etapa da Crisma, que levaria 3 anos para sua conclusão, tendo início no ano posterior ao da Primeira Comunhão e conclusão no ano anterior ao do Sacramento da Crisma. Contudo, não havendo número suficiente de catequistas para atender a demanda, a Paróquia, sabendo da intenção da Congregação Mariana de instalar um grupo de marianinhos em cada capela urbana até Julho de 2011, solicitou a mesma Congregação que repassasse a Catequese os dados sobre aquelas crianças e adolescentes que participavam dos Marianinhos, pois a sua participação seria equivalente a da 1ª Etapa da Crisma, visto que o principal objetivo da Congregação Mariana é levar aos marianinhos a verdadeira Doutrina de Jesus Cristo.

Contudo, em reunião com os catequistas no dia 11/8/2011, o novo Pároco de Resende Costa, Padre Éder Sebastião dos Santos, revogou a determinação da obrigatoriedade da participação daqueles que acabaram de fazer a Primeira Comunhão na Catequese Paroquial, sendo necessário para receber o Sacramento da Crisma apenas participar do Curso oferecido no ano da recepção do Sacramento.

A Congregação Mariana incentiva que todas as crianças e adolescentes continuem a participar do Departamento de Marianinhos, assim como de outras pastorais e associações infantis que estejam em plena comunhão com a Santa Igreja, como os Coroinhas e Acólitos ou a Conferência Mirim da SSVP, por exemplo, mas deixa claro que jamais obrigou qualquer um a frequentar qualquer reunião ou atividade. Qualquer acusação deste gênero seja, portanto, entendida como calúnia e provém de pessoas que são contra o Reino de Deus.

Encorajamos a todos para que busquem a verdade, que segundo o grande Doutor da Igreja, São Tomás de Aquino, faz com que de sua contemplação brote a felicidade.

Confiantes na proteção de Nossa Senhora da Penha e São José, rogamos a Deus as bençãos necessárias ao povo de Resende Costa para a prática das virtudes católicas.

Resende Costa, 21 de Agosto de 2010, dia de São Pio X.



José Batista Pinto
Presidente da Congregação Mariana de Nossa Senhora da Penha e São José

João Carlos Resende
Coordenador dos Marianinhos Nossa Senhora de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário