segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"Eis aí um israelita de verdade. Não há nenhuma falsidade nele!"

Certamente um dos Apóstolos menos conhecidos é São Bartolomeu, porém recebeu do Senhor um dos maiores elogios que alguém possa ganhar. Segundo o Apóstolo João, logo após Filipe ser chamado por Jesus para lhe seguir, ele disse a Natanael (Bartolomeu) que encontrara o Messias, A princípio Bartolomeu ficou receoso: "Pode sair alguma coisa boa de Nazaré?" Mas logo após ser elogiado por Cristo confessou: "Tu és o Filho de Deus; Tu és o Rei de Israel", e o Senhor Jesus lhe disse que veria o Filho do Homem em sua glória, junto a seus anjos(cf. Jo 1, 43-51).

Muito pouco sabemos sobre a vida deste santo. As Sagradas Escrituras (a Bíblia) não fala muito dele. Contudo, segundo a Sagrada Tradição (História passada de geração em geração) Bartolomeu pregou o Evangelho em vários países, como a Índia, a Armênia, o Irã e o Egito. Seu martírio foi um dos mais violentos do mundo até hoje: Após arrancarem a sua pele com um alfange (espécie de faca) lhe cortaram a cabeça. Ainda segundo uma antiga Tradição, no dia de sua morte ventou muito, por isso, muitos anos o mês de Agosto é marcada por fortes ventos, que só param no dia 24.

Uma curiosidade a seu respeito é que era o único Apóstolo canhoto. Por isso é o padroeiro dos canhotos, além dos padeiros, mercadores, alfaiates, sapateiros e da cidade de São Petesburg, na Rússia, onde possui muitos devotos.

Certa vez o Papa Bento XVI afirmou que vários acontecimentos da vida de São Bartolomeu ficaram no esquecimento provocado pelo tempo para nos servir de exemplo, pois nada vale buscar aparecer acima de tudo.

A mesma promessa que fez a Bartolomeu, Cristo faz àqueles que ainda hoje acreditam Nele. Mas será que estamos seguindo aquilo que a Sua Igreja prega? Encontramos um mundo cheio de opções que nos afastam de Deus, mas assim como São Bartolomeu, quem se manter firme será salvo no último dia.

São Bartolomeu Apóstolo; rogai por nós!

João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário