Imagem de Nossa Senhora do Rosário esculpida pelo "Mestre de Lagoa Dourada" e venerada em Resende Costa |
Ao ouvir esta música cantada em nossa cidade principalmente neste mês de outubro, me recordo de uma bela devoção que o povo católico tem a Nossa Senhora. A Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Rosário.
Precisamente neste dia 7 de outubro, a Igreja Católica no mundo inteiro celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário. É Maria que traz em seus braços o Terço, objeto de contemplação e oração e principalmente, de devoção filial que nós devemos ter para com ela. Em seus braços carrega o seu Filho Jesus, mostrando que sua missão é de levar e apresentar Cristo aos homens.
O título de Nossa Senhora do Rosário é bem difundido no mundo, principalmente aqui no Brasil, onde em tempos mais antigos, sua devoção se espalhara entre os negros, fazendo com que esses dedicassem a Nossa Senhora uma grande quantidade de templos. Se prestarmos atenção notaremos que em quase todas as cidades de Minas Gerais e de outros estados do Brasil tem-se uma igreja dedicada à Virgem do Rosário.
O Terço à primeira vista pode parecer-nos uma oração tediante, longa e repetitiva, mas quando compreendermos o que de fato acontece quando o rezamos, ficaremos maravilhados com tão grande beleza e louvor à Mãe de Deus. No terço não apenas louvamos Maria, mas principalmente contemplamos nos mistérios a vida inteira de Jesus, desde a Anunciação do Anjo à Maria (1º mistério Gozozo) até sua Ascensão (2º mistério Glorioso), além de contemplarmos a glória de Maria no Céu (4ª e 5º mistérios Gloriosos).
Uma antiga tradição da Igreja nos ensina que a palavra “Rosário” significa “Coroa de Rosas”, ou seja, ao rezarmos o terço, em cada Ave Maria , estaremos depositando aos pés de Nossa Senhora uma rosa demonstrando todo o nosso amor, carinho e afeto para com a Mãe de Deus.
O mês de Outubro inteiro é dedicado à Virgem Maria, a Mãe do Rosário. Foi o grande papa Leão XIII quem mandou que na Igreja se celebrasse com bastante alegria este mês em louvor à Maria e a seu Filho Jesus.
Termino esta simples reflexão a respeito da Virgem Mãe do Rosário com uma prece. Peço a você caro leitor que neste mês se disponha a devotar a Maria uma “Coroa de Rosas”, um terço sempre que puder nas intenções da Igreja, do Papa, e de todas as famílias.
“Santíssima Virgem do Rosário, neste mês queremos devotar-lhe todo o nosso amor e admiração. Fazei que pela meditação do vosso Santíssimo Rosário possamos contemplar face a face o mistério de Cristo vivo, morto e ressuscitado”!
Seminarista Lucas Alerson de Souza, Conselheiro dos Marianinhos
gostei ficou chique!!
ResponderExcluirparabéns!!