domingo, 12 de fevereiro de 2012

Na Gruta de Massabielle, em Lourdes

Nossa Senhora de Lourdes e Santa
Bernadete Soubirous, na Gruta de
Massabielle

 “Eu sou a Imaculada Conceição”. Com estas palavras a Virgem Maria se identifica à Bernadete, mostrando que aqueles momentos em que esteve em contato com aquela doce senhora, antes desconhecida e ao mesmo tempo misteriosa, não foram momentos onde a fé se tornou confusa e muito menos a sua inocência se corrompeu. Mas naquele instante, Bernadete sentiu a doce sensação de um céu ali, improvisado pela presença da Mãe de Deus, a Senhora de Lourdes.

Nesse cenário não se fazia presente o luxo ou a exuberância que a Mãe de Deus merecia por ser tão grande a sua glória. Não estavam ali grandes poetas a entoarem lindas e harmônicas poesias, não se faziam presentes grandes músicos para diante de tão amável e dócil presença entoarem em seus acordes e melodias os louvores à Rainha do Céu. A Mãe de Deus não quis que fosse assim. Quis de uma maneira totalmente diferente. A maneira que Deus age em nossas vidas. De maneira suave, calma, tranquila, no vento que passava, nas folhas das árvores que se moviam, na relva verde presente em uma gruta, eis o cenário em que a Virgem se mostrou.

A jovem Bernadete, menina simples e singela foi contemplada com um maravilhoso presente. A Mãe de Deus a escolheu para ser portadora de sua mensagem de convite à conversão e à oração. Que grande missão foi esta. E apesar da descrença do povo, Bernadete não desanimou, persistiu na vontade da Senhora, não abandonando Aquela a quem a ela se tinha confiado. Bernadete foi a primeira de muitos que naquele local honrariam à Santíssima Trindade por intermédio de Maria Santíssima.

Nesta aparição, Maria transmite várias mensagens. Não apenas aquelas as quais disse para a jovem vidente. Mas mensagens que podemos perceber através de sua iconografia e da devoção a Ela prestada pela Igreja. A escolha do local, uma gruta simples como outra gruta qualquer, um local isolado. Talvez Maria quisesse nos lembrar de onde e como deu à luz a seu Filho Jesus Cristo, da maneira que Deus se manifesta na vida de todos nós.

A simplicidade é uma característica marcante nos relatos da presença de Maria nos Evangelhos e tal característica se faz presente também em suas aparições. Em Lourdes algo chama a nossa atenção. A Senhora aparece envolta em um manto branco, reluzente. Não há adornos, joias, enfeites, bordados, brocados. A vestimenta da Senhora é simples. Mesmo sendo Rainha, Maria dá-nos uma lição de pudor e modéstia. Apenas traz à cintura uma faixa azul que contrasta com o manto branco. Seria uma menção ao grandioso Céu, ponto de chegada de todos os cristãos convertidos. Maria nos quer junto a Ela, ao lado dela e de seu Filho na glória celeste. 

Possamos então, caros amigos leitores, não apenas ler a história de suas aparições em Lourdes com os olhos do corpo que apenas percebem os fatos, as datas, as personagens. Vamos assumir o propósito de enxergar além daquilo que está escrito, de imaginar o cenário, a conversa, o amor de Maria por todos nós seus filhos expressado no carinho que teve com Bernadete. Que nós que a temos como padroeira possamos seguir firmes em seu exemplo e no exemplo de Santa Bernadete e ter no coração o seguinte pensamento: Ela nos quer junto dela e de seu Filho Jesus.

Ó Maria concebida sem pecado! Rogai por nós que recorremos a Vós!




Seminarista Lucas Alerson, conselheiro dos Marianinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário