quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Eis o tempo de conversão!

Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo,
o maior símbolo da Quaresma

Nesta Quarta -feira de Cinzas a Igreja Católica inicia um novo tempo litúrgico: a Quaresma, que se estende até as vésperas da Santa Missa da Ceia do Senhor, na Quinta- feira Santa.

Os grandes santos sempre se alegram com a chegada deste tempo, pois nele a Igreja convoca seus filhos para se converterem de seus pecados, que tanto ofendem Nosso Senhor Jesus Cristo. E para chegarmos a conversão, a Igreja nos dá uma receita bem simples: oração, jejum e esmola. Através destas três obras podemos nos aproximar mais de Deus.

Durante este tempo a Igreja usa como cor litúrgica o roxo, para nos lembrar do caráter penitencial da Quaresma. No entanto, no 4° Domingo pode ser usada a cor rosa, uma cor mais alegre, que pretende nos lembrar que a Ressurreição de Jesus se aproxima.

Em muitas igrejas e capelas, principalmente em Minas Gerais, as imagens dos santos e da Virgem Maria são tampadas com um pano roxo ou retiradas dos templos. Essa prática tem dois significados: lembrar as trevas, pois neste tempo lembramos constantemente da Paixão e Morte de Jesus e fazer com que nossas atenções estejam completamente voltadas para o Senhor. Por isso sempre fica uma cruz à mostra na frente do interior das igrejas.

Outro exercício de piedade muito comum deste tempo é a Via-Sacra. Esta oração consiste em meditar diante de 14 quadros ou cruzes, 14 passos do caminho de Nosso Senhor até ser sepultado.

Algo extremamente importante que não podemos deixar de falar é do jejum neste tempo. A Igreja pede que os fieis o façam por completo na Quarta- feira de Cinzas e na Sexta- feira da Paixão (já não mais na Quaresma, mas no Tríduo Pascal), contudo ela incentiva que as pessoas o façam mais vezes e recomenda bastante evitar o consumo de carne, sobretudo às sextas- feiras.

Também aqui no Brasil, durante a Quaresma, a Igreja convoca aos fieis para meditar algum tema de importância significativa para o país, na chamada Campanha da Fraternidade, que este ano aborda a saúde pública, com o tema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Mas adiante postaremos no nosso blog um texto que enfoque mais diretamente o assunto, com o auxílio da Carta escrita pelo Papa Bento XVI para a CNBB.

Que nesta Quaresma possamos reconhecer nossos pecados e pedir perdão ao Senhor por eles, sempre buscando o confessionário para isso. E que a Santíssima Virgem das Dores nos auxilie nesta luta contra o poder das trevas!

Bendita seja a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos salvou da morte eterna!



João Carlos Resende, coordenador dos Marianinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário