segunda-feira, 31 de outubro de 2011

“Nem a vida, nem a morte, vão nos separar de Deus...”

Representação de uma missa pelas
almas do purgatório
Neste dia 2 de Novembro a Igreja Católica celebra a Comemoração dos Fiéis Defuntos. Mas porque celebrar quem já faleceu? À primeira vista pode parecer estranho, mas é nossa tarefa também rezar pelos mortos, para que obtenham de Deus a salvação de suas almas, uma vez que estes estão no purgatório se purificando para entrarem no Reino do Céu.

Essa comemoração dos fiéis defuntos, popularmente chamada de Dia de Finados é um momento para refletirmos sobre a morte, a perda de pessoas queridas, sejam elas nossos pais, amigos e parentes e também sobre a nossa própria morte que com certeza um dia chegará.

A morte não deve ser motivo de tristeza, muito pelo contrário. Quando pessoas próximas a nós morrem, aparentemente ficamos tristes, mas ficamos por saber que nunca mais veremos aquela pessoa querida, nunca mais conversaremos com ela. A saudade é algo que não podemos esconder de nós mesmos, pois é ela que fará com que nunca esqueçamos daquela pessoa amada. A tristeza não tem lugar em nosso coração porque temos exemplos que fazem com que nós esperemos confiantes no Senhor. A Ressurreição de Jesus e a glorificação da Virgem Maria nos encorajam a enfrentarmos destemidamente esse processo da morte para alcançarmos a felicidade eterna no Céu.

Deus não nos quer tristes e abatidos. Ele quer o nosso bem e a nossa felicidade. Lembrar dos nossos irmãos falecidos faz com que nós entremos em plena comunhão com a Igreja que não existe somente aqui na terra, mas também no purgatório. A Igreja Padecente, como é chamada, precisa de orações e de indulgências para que atinja a perfeição e se torne digna de entrar na glória do Céu.

Neste dia, então, não tenhamos medo de entrar em um cemitério, mas tenhamos a coragem e a determinação de rezarmos por aqueles que um dia nos antecederam neste chão e de prestar-lhes a devida homenagem enquanto cristãos que são. 

“Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno. E brilhe para eles a vossa luz”.


Seminarista Lucas Alerson, conselheiro dos Marianinhos

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Missal Romano: o conjunto das maravilhas da Santa Missa

Missal Romano usado atualmente
Na Igreja muitos livros são importantes para direcionarem a fé e a piedade dos católicos. A Bíblia contém a Palavra de Deus, o Catecismo contém toda a Doutrina Católica, o Código de Direito Canônico contém algo parecido com um conjunto de leis da Santa Igreja e assim por diante. Mas há um livro em especial, pouco conhecido pelos fieis, que merece todo destaque: o Missal Romano.

O Missal é o livro, geralmente de capa vermelha, usado pelo sacerdote durante a Missa na maior parte do tempo, pois nele estão contidas as orações e as "regras" (rúbricas) do Santo Sacrifício. Missal nos dá uma ideia de Missa e Romano que é de Roma. Como nossa Igreja tem sua sede em Roma, entendemos que seria então a Missa de Roma.

Tudo o que está contido nele foi escrito por padres e bispos que estudaram muito os mistérios da liturgia e foram guiados pelo Espírito Santo em suas decisões, sendo depois aprovado pelo Santo Padre, o Papa. É por isso que a Missa é a mesma em Roma, Nova Iorque ou Resende Costa: porque em todos estes lugares usa-se o Missal Romano.

Muitas pessoas desrespeitam o que há escrito no Missal por ser um livro que o povo não tem tanto acesso como a Bíblia. Por isso é muito importante que a Santa Missa seja organizada por pessoas que conheçam o que há no Missal. Quando se desrespeita o Missal, desrespeita-se o Papa e o Espírito Santo, e ainda a unidade da Igreja é ferida. Quanto mal causa essa desobediência!

Na internet podemos achar seus textos. Um exemplo de regra contida no Missal é a maneira de se usar o incenso na Missa.


João Carlos Resende, coordenador dos Marianinhos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Nada de rivalidades na Igreja!

Todos os santos trabalharam sempre
unidos, sem nenhuma rivalidade
Nos últimos tempos a Igreja tem enfrentado um grande problema: a rivalidade de muitos de seus filhos. A cada dia que passa há um aumento no número de inimizades devido à concorrência promovida por pessoas que não se preocupam com Deus, e sim com suas vontades. Isto é lamentável, pois a vontade de Deus é que todos caminhem juntos rumo ao Reino dos Céus.

Os exemplos desta situação trágica são muitos: corais que competem para ver qual canta melhor, associações de católicos disputando para ver qual tem mais participantes ativos, zeladores de capelas tentando arrecadar mais dinheiro em suas festas que as das outras capelas e assim por diante. Isso acontece pois estas pessoas, que dizem ser seguidoras de Jesus, não tem humildade no coração e querem sempre ser melhores que as outras; querem estar sempre por cima dos irmãos. Tais pessoas vêem a Igreja não como o meio de se chegar a Deus, e sim como uma espécie de comitê organizadora de competições. Lamentável!

Cristo sempre deixou claro que o que vale não é o quanto se faz, e sim como se faz; o que importa então é a intenção do coração. Devemos sempre ter um espírito de fraternidade; irmandade, isto é, caminhar todos juntos guiados pelo Papa, pois é disso que precisa a Igreja para cumprir sua missão: salvar as almas das pessoas.

Nunca podemos achar que somos melhores que os nossos irmãos, mesmo aqueles que sabemos que não fazem o que o Papa e a Igreja pedem. Devemos cumprir nossa missão na Igreja preocupados em agradar a Deus, e não em fazer mais que os outros, pois esta é a verdadeira vontade do Senhor.

Nunca podemos desprezar o trabalho dos outros grupos e associações, pois todos os que trabalham pensando em Deus O agrada muito. Por isso não temos o direito de querer assumir algum serviço que já seja desenvolvido por outros. Por exemplo: um coral nunca deve querer cantar em missas há tempos cantadas por outro coral ou ainda um catequista nunca deve querer catequizar no lugar de outro que sempre o fez.

Devemos, pois, trabalhar sempre juntos, assim como fizeram todos os santos, sem nenhuma rivalidade, pois na Igreja há serviço para todos, e este serviço não é pouco. Se sempre nos unirmos e fizermos aquilo que quer o Papa, com certeza levaremos muitas pessoas para o Céu, e lá estaremos junto com Nossa Senhora e os demais santos.


João Carlos Resende, coordenador dos Marianinhos.

domingo, 16 de outubro de 2011

VII Retiro Espiritual dos Marianinhos Nossa Senhora de Lourdes

Oração inicial, presidida pelo vice-coordenador
Lucas Antônio
Passado um certo período de tempo, a Congregação Mariana de Nossa Senhora da Penha e São José promove sempre um retiro para os Marianinhos em alguma igreja rural ou urbana. O VII Retiro, com o tema: "Antes de formar você no ventre de tua mãe, eu o conheci; antes que você nascesse, eu te consagrei, para te fazer profeta das nações" (Jr 1, 5)  aconteceu na capela São Vicente de Paulo, no Povoado do Penedo, município de Ritápolis.

A saída de Resende Costa foi às 11h30min, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Os 64 marianinhos, 2 congregados, 2 candidatos, 2 aspirantes e as 4 mães que participaram do retiro foram transportados em 2 ônibus, pertencentes a um micro-empresário do distrito de Jacarandira.

Após calorosa recepção por parte dos moradores do Povoado do Penedo, às 13h teve início as Orações iniciais (Deus in adjuntórum, Veni Creator Spiritus, Angelus, ladainha de Nossa Senhora cantada e Divinum Auxilium) presididas pelo vice-coordenador Lucas Antônio. Logo após, às 13h150min, o coordenador João Carlos proferiu uma catequese sobre a ação dos profetas na história. Estava previsto uma procissão com a imagem de São João Batista logo depois da catequese, mas devido a chuva que caiu nesta hora aconteceu então a Celebração da Palavra, que seria às 15h15min, presidida pela mãe do marianinho Alex, a ministra  Miriam, que se destacou pela bela pregação sobre as coisas de Deus.

Ao fim da Celebração da Palavra, a chuva cessou, possibilitando assim que todos fizessem um lanche carinhosamente servido pelos moradores do Penedo no adro da capela. Logo após aconteceu a procissão de São João Batista, encerrando o VII Retiro Espiritual. Há que se destacar a participação do Coral Santa Bernadete, formado pelos próprios marianinhos.

Por ideia do presidente da CM, José Batista Pinto, a volta para Resende Costa foi antecipada para ás 16h30min, para que se pudesse passar no Povoado do Glória e na cidade de Coronel Xavier Chaves, onde todos puderam admirar a bela Igreja do Rosário, feita de pedra seca.

O lado negativo do retiro foi a forte chuva que caiu na região, provocando transtornos, inclusive o atolamento de um dos ônibus entre o Penedo e o Glória e a quebra de dois vidros, ocasionada pelo granizo que o atingiu. Mas todos chegaram em Resende Costa radiantes de alegria, expressa nas palavras da vice-coordenadora do Grupo Nossa Senhora das Mercês, Milena Magalhães: "Foi tudo muito emocionante. Se eu tivesse que viver tudo isto novamente mesmo sabendo dos riscos, eu viveria com certeza. Foi muito bom mesmo!"

Trono
Coral Santa Bernadete


Chuva no Po
Catequese


Ministra Miriam pregando
Celebração da Palavra


Comunhão
Bela capela




Procissão de São João Batista
imagem pertencente ao acervo da
Igreja do Rosário de Resende Costa


Encerramento do retiro
Encerramento do retiro


Trono
Marianinhos




Igreja São Vicente de Paulo






Interior da Igreja do Rosário, em
Coronel Xavier Chaves
Igreja do Rosário

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Resende Costa

Andor de Nossa Senhora Aparecida
Fé, piedade e devoção marcaram os três dias do tríduo e o dia maior da festa em honra a padroeira do Brasil em Resende Costa. Padroeira da capela localizada no Bairro Asfalto, a Senhora Aparecida goza de muito apreço junto a seus devotos na cidade rochedo.

A oração do tríduo em preparação para a grande festa teve início dia 9/10 logo após a Santa Missa na Capela do Asfalto, com a participação do Coral do Grupo de Jovens Shalon, o que também aconteceu nos dias 10 e 11, participando nestes dois dias o Coral Mater Dei. No primeiro dia houve coroação em honra a Senhora Aparecida, tal qual no dia 11, realizada pelos Marianinhos. Durante o tríduo marcantes pregações feitas pelo Pe. Éder, pelo Diácono Adimilson e pelo Seminarista Adriano a cerca do tema "Nossa Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus" puderam tocar os corações dos fieis devotos.

No dia maior às 08h foi rezada uma Missa na Matriz, e às 18h Santa Missa Solene no palco montado no exterior da capela, celebrada pelo Pe, Éder e abrilhantada pelo Coral & Orquestra Mater Dei. Logo após houve uma procissão pelas ruas do bairro, com a presença da Banda de Música Santa Cecília e marcada pelas inúmeras demonstrações de afeto, amor e carinho do povo católico para com a Mãe de Deus, manifestados nos belos fogos de artifício e nas homenagens prestadas pelas crianças muito bem preparadas por suas catequistas.

O lado social da festa também foi forte. Várias apresentações aconteceram após os eventos religiosos, como o Show do Pe. Clécio Alencar, vulgo "Cowboy de Cristo". Como já é tradicional das festas de capela da nossa cidade, a quermesse foi muito bem preparada pela comissão organizadora da festa. Houve ainda uma víspora, denominada "Show de prêmios", que sorteou, entre outros, uma moto 0km.


Procissão pelas ruas do Bairro Asfalto
Capela de Nossa Senhora  da Conceição
Aparecida, no Bairro Asfalto

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Coroação de Nossa Senhora Aparecida

Música de entrada
Pelo segundo ano consecutivo a coroação da festa da Senhora Aparecida, na Capela do Bairro Asfalto, ficou a cargo dos Marianinhos Nossa Senhora de Lourdes. A coroação ocorreu no dia 11/10/2011, após a Santa Missa e a oração do 3° dia do tríduo.

Este ano as músicas foram entoadas sem instrumentos e a coroação foi organizada pelo Coordenador João Carlos Resende e pela Maria da Penha Pinto, grande conhecedora da música, que também é catequista e canta no Coral e Orquestra Mater Dei. João Carlos declarou que "a iniciativa de chamar Maria da Penha para ajudar a elaborar a coroação se deu por dois motivos: primeiro porque é indispensável a presença de alguém que realmente entenda de música para desenvolver tal projeto, já que meu conhecimento sobre o assunto é muito pequeno e a Maria da Penha além do conhecimento também tem uma forte espiritualidade. O segundo motivo é que o seu pai, Sebastião Pinto, foi um célebre congregado mariano, muito respeitado em toda a paróquia, e sempre quisemos prestar-lhe uma homenagem."

Inicialmente foi cantado "Virgem Mãe Aparecida". A segunda parte da música faz referência aos romeiros que caminham longas distâncias para beijar os pés da Virgem, fato representado no momento por vários marianinhos que saíram de várias partes da capela para irem ao encontro da pequena imagem negra. Logo depois foi cantado "Traja os céus", uma canção própria para coroação, quando foram trazidos a coroa e o manto pela marianinha Carolaine vestida de anjinho. Após a imagem ser coroada por três meninos representando os 3 pescadores, a marianinha Bruna Marcela leu a Consagração à Senhora Aparecida e logo em seguida foi cantado "Mãe, não me abandones".

A coroação que contou com a participação de 25 marianinhos foi muito elogiada pelo pároco, Pe. Éder Sebastião Santos, que realçou o valor de coroar a imagem da Virgem Maria. Ao final foram distribuídas várias guloseimas aos marianinhos que participaram da coroação.




Música da coroação e vestição do
manto
Marianinhos que participaram da
coroação
Bruna Marcela lendo a Consagração
Lucas Antônio, Maria da
Penha e João Carlos

sábado, 8 de outubro de 2011

Convite: VII Retiro Espiritual dos Marianinhos Nossa Senhora de Lourdes

São João Batista, modelo de profeta
É com enorme prazer e satisfação que a Congregação Mariana convida todos os marianinhos e congregados para o VII Retiro Espiritual dos Marianinhos, que acontecerá dia 15/10/2011, na Capela São Vicente de Paulo,  no Povoado do Penedo (14km de Resende Costa), município de Ritápolis/MG.

Foi realizada uma votação no Blog dos Marianinhos para a escolha do tema do retiro, sendo que Profetas ganhou com 41%, derrotando Nossa Senhora com 33%, Martírio com 25% e Anjos que não recebeu votos. O lema será: "Antes de formar você no ventre de tua mãe, eu o conheci; antes que você nascesse, eu te consagrei, para te fazer profeta das nações" (Jr 1, 5).

Haverá ônibus saindo às 11h30min da Igreja do Rosário e do Cruzeiro do Bairro Nova Brasília, sendo que o preço da passagem será R$03,00. As pessoas que residem no Penedo se dispuseram a servir um lanche para os presentes.

Confira a programação:

11h30: Saída de Resende Costa
13h00: Angelus
13h15: Catequese sobre ser profeta
14h15: Procissão de São João Batista
14h45: Lanche
15h30: Celebração da Palavra
16h30: Momento de recreação, no Campo de Futebol
18h00: Volta para Resende Costa

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pelo Rosário, com Maria, chegaremos a Jesus!

Imagem de Nossa Senhora do Rosário
esculpida pelo "Mestre de Lagoa Dourada"
e venerada em Resende Costa
“Quando nas mãos tem um Rosário, orando à minha Mãe do céu, lá do sublime Santuário, ela intercede junto a Deus”.

Ao ouvir esta música cantada em nossa cidade principalmente neste mês de outubro, me recordo de uma bela devoção que o povo católico tem a Nossa Senhora. A Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Rosário.

Precisamente neste dia 7 de outubro, a Igreja Católica no mundo inteiro celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário. É Maria que traz em seus braços o Terço, objeto de contemplação e oração e principalmente, de devoção filial que nós devemos ter para com ela. Em seus braços carrega o seu Filho Jesus, mostrando que sua missão é de levar e apresentar Cristo aos homens.

O título de Nossa Senhora do Rosário é bem difundido no mundo, principalmente aqui no Brasil, onde em tempos mais antigos, sua devoção se espalhara entre os negros, fazendo com que esses dedicassem a Nossa Senhora uma grande quantidade de templos. Se prestarmos atenção notaremos que em quase todas as cidades de Minas Gerais e de outros estados do Brasil tem-se uma igreja dedicada à Virgem do Rosário.

O Terço à primeira vista pode parecer-nos uma oração tediante, longa e repetitiva, mas quando compreendermos o que de fato acontece quando o rezamos, ficaremos maravilhados com tão grande beleza e louvor à Mãe de Deus. No terço não apenas louvamos Maria, mas principalmente contemplamos nos mistérios a vida inteira de Jesus, desde a Anunciação do Anjo à Maria (1º mistério Gozozo) até sua Ascensão (2º mistério Glorioso), além de contemplarmos a glória de Maria no Céu (4ª e 5º mistérios Gloriosos).

Uma antiga tradição da Igreja nos ensina que a palavra “Rosário” significa “Coroa de Rosas”, ou seja, ao rezarmos o terço, em cada Ave Maria, estaremos depositando aos pés de Nossa Senhora uma rosa demonstrando todo o nosso amor, carinho e afeto para com a Mãe de Deus.

O mês de Outubro inteiro é dedicado à Virgem Maria, a Mãe do Rosário. Foi o grande papa Leão XIII quem mandou que na Igreja se celebrasse com bastante alegria este mês em louvor à Maria e a seu Filho Jesus.

Termino esta simples reflexão a respeito da Virgem Mãe do Rosário com uma prece. Peço a você caro leitor que neste mês se disponha a devotar a Maria uma “Coroa de Rosas”, um terço sempre que puder nas intenções da Igreja, do Papa, e de todas as famílias.

“Santíssima Virgem do Rosário, neste mês queremos devotar-lhe todo o nosso amor e admiração. Fazei que pela meditação do vosso Santíssimo Rosário possamos contemplar face a face o mistério de Cristo vivo, morto e ressuscitado”!


Seminarista Lucas Alerson de Souza, Conselheiro dos Marianinhos

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Santo de Assis


São Francisco de Assis orando
Sem dúvida alguma um dos santos mais conhecidos da Igreja Católica é São Francisco de Assis. Filho de um nobre comerciante de tecidos, nasceu dia 5 de julho de 1182, em Assis na Itália. Quando jovem, Francisco não era uma pessoa muito religiosa, deixando se levar pelos pecados que o mundo oferece. Após combater uma guerra, no entanto, ferido que estava, se retirou em uma torre para se recuperar fisicamente e ali também pode se recuperar espiritualmente, vivendo uma sincera conversão.

Na época de Francisco muitos padres e bispos viviam no pecado. Suas vidas eram repletas de luxo, ganância e gula, dificultando assim que os fieis encontrassem a Jesus Cristo. Porém Francisco encontrou o Senhor nas suas criaturas; na água que corre no riacho e sacia a sede, nos pássaros que voam pelos céus e assim por diante. Chamava cada criatura de irmão e irmã.

Juntamente com alguns amigos, Francisco pediu ao Papa Inocêncio III autorização para fundar uma nova ordem religiosa: a Ordem Franciscana. Estes frades deveriam ser conhecidos em todos os lugares pela sua pobreza, pois nada deveriam possuir, além do amor a Cristo. Santa Clara seguiu seu exemplo e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, as Damas da Pobreza, conhecidas como Clarissas. Um grande amigo de São Francisco, que também se tornou frei franciscano foi Santo Antônio de Pádua. Na época muitos achavam que a Igreja iria acabar, mas como ela foi fundada por Jesus, o Espírito Santo moveu Francisco para fundar a Ordem, que de certo modo “segurou” a Igreja, dando a ela muitos santos e santas.

Um episódio muito conhecido da vida do santo de Assis é aquele em que um lobo ameaçava atacar a cidade de Gubbio, o que fez com que os homens dali quisessem matá-lo. Sentindo compaixão do pobre animal, Francisco foi até a mata e lhe ordenou que parasse de atacar as pessoas e seus animais, em nome de Cristo, e receberia em troca o alimento necessário para sua sobrevivência. O lobo simplesmente concordou e o povo lhe tratava como se fosse um cão de estimação.

Também foi Francisco o primeiro a montar um presépio. O fez para explicar melhor aos fieis como aconteceu o nascimento de Jesus, usando animais e pessoas de verdade, em um curral.

No dia 14 de dezembro de 1224, quando orava no Monte Alvernia recebeu os estigmas de Cristo (as chagas de Jesus), que carregou com alegria até a morte, a quem chamava de irmã. Sentindo que o fim de sua vida estava próximo, despediu de Clara e seus outros amigos e leu muitas passagens do Evangelho, vindo a falecer no pôr-do-sol do dia 3 de outubro de 1226, sendo canonizado (declarado santo) apenas dois anos depois.

A vida deste santo é um verdadeiro exemplo de humildade e serviço a Igreja, mas não podemos nos lembrar de São Francisco de Assis apenas o relacionando a animais e plantas, pois estes não possuem almas. Apesar de o homem ter a obrigação de cuidar na natureza, esta foi criada por Deus para lhe servir. Nosso querido santo não se admirava com uma flor ou com uma minhoca: se admirava com o poder de Deus, que os criara, louvando assim a Deus. Como disse o Papa Bento XVI devemos cuidar primeiro das nossas almas, e posteriormente nos preocupar com a natureza, como fez São Francisco de Assis e todos os outros santos.


João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos.

Passeio do Grupo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Churrasco
Mais um grupo realizou o seu passeio; o Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Bairro Centro. O dia escolhido foi 2/10/2011 e o local foi o Sítio Pessegueiro, propriedade dos pais do Coordenador dos Marianinhos, João Carlos, a 4 km de Resende Costa.

A proposta apresentada pelo coordenador do grupo, Pablo, foi que cada um levasse um pouco de carne para que se fizesse um churrasco, e cada marianinho seria responsável por arrumar seu transporte até o local. A ideia foi bem aceita por todos.

A preparação do churrasco ficou por conta do pai de João Carlos, o Sr. Oromar. No sítio todos puderam jogar futebol e nadar tanto na piscina como na represa, aproveitando a temperatura alta do dia. também houve um momento de oração em honra aos Santos Anjos, já que o dia era liturgicamente dedicado a eles.

O dia de lazer que teve a participação de 15 marianinhos, 1 aspirante (Lucas Antônio) e 1 candidato (João Carlos) e durou das 12h até às 17h30min.


Zé Bete e César Augusto
preparando o churrasco
Vice-coordenador dos Marianinhos,
Lucas Antônio, servindo carne na
piscina

domingo, 2 de outubro de 2011

Santa Teresinha do Menino Jesus: últimos anos de vida no Carmelo

Santa Teresinha, após se tornar irmã
Depois de conhecermos os fatos principais que ocorreram durante a infância, adolescência e juventude da santinha de Lisieux, que fora marianinha e posteriormente congregada, vamos agora ver como foram os últimos anos de vida de Santa Teresinha.

Vimos na última postagem que por cuidar de uma irmã que padecia de tuberculose, nossa santinha acabou contraindo a doença, chegando a vomitar muito sangue e sofrendo calada. Porém, mesmo muito enfraquecida, Teresa não rejeitava trabalho algum que lhe dessem, de modo que as irmãs não percebiam que tinha a doença, quando foi descoberta já era tarde. Mas sempre oferecia seus sofrimentos a Deus, na intenção de ajudar as missões católicas em outros países, sendo por isso considerada a padroeira das missões, mesmo sem nunca sair do Carmelo.

Mas Teresa, querendo chegar a perfeição, percebia que suas orações e penitências eram fracas. Após ouvir maravilhada a pregação de um padre em 1894, decide adotar aquilo que chamou de “Pequena Via”, que consistia em fazer pequenos sacrifícios e se entregar ao amor de Jesus como uma criancinha que se entrega aos braços de seu pai. Ela seria então a menor das filhas de Deus.

A cada dia sua doença piorava; seus pulmões ficavam a cada dia mais cheio de sangue, dificultando sua respiração. No dia 30 de setembro de 1897 sua saúde se agravou ainda mais e de manhã chegou a dizer às freiras que lhe rodeavam: “eu não me arrependo de ter me abandonado ao amor”. Já a tarde, cada vez pior, disse a madre superiora, sua irmã: “Farei cair uma chuva de rosas sobre a Terra”, se referindo a quantidade de milagres que alcançaria de deus para os seus devotos. Quanto aos milagres também disse: “Passarei o meu Céu fazendo o bem na Terra”. Vendo que estava Teresa a morrer, as irmãs chamaram o padre para ministra-lhe a Unção dos Enfermos e dar-lhe a última Comunhão. A tuberculose é uma doença que agravada não permite que as pessoas ingiram qualquer coisa, sendo assim Teresa não conseguiu sequer comungar, visto a gravidade de sua doença.
Santa Teresinha dias antes de sua morte, já gravemente
acometida pela tuberculose

A tardezinha Teresa, que passava um mal enorme, levantou ficando como que sentada, e estando seu rosto como que radiante de paz e serenidade disse: “Eu te amo Jesus, meu bem-amado”, comprovando que via o Senhor em sua frente momentos antes de morrer. Dizendo estas últimas palavras, aos 24 anos, entrou Teresa para a glória celeste.

Antes de morrer, quando já estava gravemente enferma, Teresa começou a escrever um diário contando os principais fatos de sua vida, a pedido de sua irmã Pauline. Após a sua morte, ao lerem o diário, as irmãs ficaram maravilhadas com os textos e decidiram publicar o diário, que chamaram “História de uma alma”. Este livro é uma das biografias mais lidas do mundo. Também compôs 54 poemas.

O Papa  Pio XI a declarou santa no dia 17 de maio de 1925 e no dia 19 de outubro de 1997 João Paulo II a declarou Doutora da Igreja, título que recebem aqueles santos que ajudaram a Igreja a compreender os mistérios de Deus. Hoje Santa Teresinha é ao lado se Santa Joana d’Arc a padroeira da França.


João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos.


Santa Teresinha preparando
a celebração de uma missa
Santa Teresinha morta


sábado, 1 de outubro de 2011

Santa Teresinha do Menino Jesus: juventude, quando ingressou no Carmelo

Santa Teresinha com aproximadamente
15 anos, na época em que foi conversar
com o Papa Leão XIII
Já tivemos conhecimento sobre a infância e a adolescência de Santa Teresinha. Agora vamos analisar como foi seu ingresso no Carmelo, quando se tornou religiosa, vivendo sua juventude consagrada a Deus.

Após o episódio de sua conversão no Natal de 1886, Teresa ficou decidida a ingressar no Carmelo, mas era muito nova ainda. Seu pai e suas irmãs a aconselhavam esperar mais um pouco, mas ela sentia um amor muito forte arder em seu coração. Fez de tudo para se tornar religiosa: pediu a superiora do Carmelo que lhe negou, então resolveu falar com o Bispo, que também lhe negou. Teresa ficou muito desolada. É importante destacar que a essa altura, das cinco filhas de Luís e Zélia três já eram religiosas, incentivando ainda mais aquela adolescente aparentemente “louca” a tentar ingressar no Carmelo.

Teresa estava realmente decidida. Como a superiora e o Bispo lhe negaram o ingresso, convenceu seu pai e outros familiares a irem com ela até o Vaticano, convencer o Papa Leão XIII a deixá-la ser carmelita, isso em novembro de 1887. Como o Bispo era contrário a sua vontade, o Papa pediu que ela esperasse um pouco. Durante este tempo de espera Teresa começou a se santificar fazendo pequenos sacrifícios. Lavava um copo que achava sujo na pia da cozinha, apanhava um brinquedo que um de seus primos deixava jogado no chão da sala e assim por diante.

Santa Teresinha após ingressar no Carmelo,
ainda noviça, com aproximadamente 18 anos
Finalmente chegara o dia que tanto aguardava: Teresa ingressou finalmente no Carmelo no dia 9 de abril de 1888, aos 15 anos. Quando noviça (espécie de seminarista, no caso das mulheres), Teresa foi encarregada de cuidar de uma irmã que sofria de tuberculose, contraindo assim a doença que tanto lhe faria sofrer até a morte, como veremos adiante. No Carmelo Teresa foi muito injustiçada e sofria perseguição de muitas freiras, visto que era muito novinha e humilde. Fez sua profissão religiosa, ou seja, se tornou freira definitivamente no dia 8 de setembro de 1890 (data em que a Igreja comemora o Nascimento da Virgem Maria), adotando o nome de Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Após a morte de seu pai a sua última irmã que não havia ainda ingressado em algum convento o fez, sendo que das 5 filhas dos Beatos Zélia e Luís Martin, 4 eram carmelitas, morando no mesmo convento que Teresa, em Lisieux. Como provinham de uma família cheia de cultura, Teresa e suas irmãs faziam ali muitas peças teatrais, como a de Santa Joana D’Arc.

Mas a tuberculose era uma doença incurável na época, e Teresa piorava a cada dia, como veremos na próxima postagem sobre Santa Teresinha do Menino Jesus.


João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos.