domingo, 28 de agosto de 2011

Convite: Participação na Novena de Nossa Senhora da Penha de França


Como é costume da Paróquia, cada dia uma irmandade, associação, pastoral e/ou movimento é convidado a participar da Novena da Senhora da Penha de França.

Convidamos, portanto, todos os congregados e marianinhos a comparecerem no dia 31/8, quarta-feira, à Santa Missa e a Novena. Todos deverão estar às 18h30min no CPP.

A participação de todos é indispensável.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Entrevista com o candidato da Congregação e conselheiro dos Marianinhos, Mateus José Resende

O segundo entrevistado do nosso blog é o candidato da nossa Congregação Mariana, Mateus José Resende, que também é um dos três conselheiros do Departamento de Marianinhos atualmente.
1) Fale um pouco sobre a sua atuação na Igreja.
Sou membro da CM e Acólito da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França. Também estou fazendo Encontros Vocacionais no Seminário da minha Diocese. Gosto muito de participar das missas, ficar atento ao que o Papa fala e tenho uma grande devoção a Nossa Senhora e muitos santos, principalmente Santa Terezinha de Lisieux.
2) Você se tornou marianinho em 2009 e hoje já é candidato. Qual a melhor a lembrança da época do seu ingresso na CM?
O que mais me marcou foi uma peça teatral que fizemos no Natal de 2009 (Quando Deus se fez Homem). Lembro do belo trabalho de alguns marianinhos da época, como a Nádya, o Augusto (ainda marianinho), a Isabela, o João Carlos, a Karen e tantos outros, pois ninguém ali era profissional e saiu tudo direitinho. Também nessa época comecei a cultivar esta devoção especial que tenho a Nossa Senhora.
3) Qual o motivo da sua grande dedicação a CM?
Pois na CM conseguimos conhecer melhor Jesus através de Maria e ali O levamos as pessoas que precisam.
4) Qual a sua expectativa quanto ao futuro da Igreja?
Acho que os verdadeiros fieis no futuro serão melhores que os de agora, pois estão preparando padres melhores nos seminários, em um trabalho que começa lá com os vocacionados. As vocações estão sendo melhor trabalhadas também; tanto as sacerdotais como as familiares.
5) Como conselheiro, que mensagem você deixa para os marianinhos?
Procurem conhecer mais Nossa Senhora, mas não conhecer e guardar este conhecimento. Devem conhec^-la e mostrá-la as outras pessoas, principalmente aos jovens.

Resende Costa, 25 de Agosto de 2011

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Maria, Rainha do Universo

Santíssima Trindade coroando a
Virgem Maria
No dia 22 de Agosto a Igreja celebra uma das suas festas mais bonitas: a Coroação de Maria como Rainha do Universo. Os católicos celebram esta festa 7 dias após celebrarem a Assunção de Maria, no dia 15 de Agosto, quando ela foi elevada ao Céu.

Muitos não acreditam que Maria já tenha ressuscitado, e muito menos que tenha sido coroada como Rainha. Não há motivos para não acreditar. Ainda no Antigo Testamento, o Salmo 44 diz: "À Vossa direita se encontra a Rainha, ornada com ouro de Ofir". Ora, como o pecado entrou na história da humanidade, era necessário, para nossa salvação, que aparecesse um novo Adão. E Deus o mandou a nós: Seu Filho Jesus. Ele não mandaria então uma nova Eva? É claro que sim! mandou então Maria. Se o novo Adão que é Jesus foi coroado como Rei, então a nova Eva deveria também ser coroada como Rainha. Por isso celebramos esta festa 7 dias após celebrarmos sua Assunção.

Todos os santos acreditaram na Assunção e na Coroação de Maria; nenhum duvidou disso. Seremos nós, pobres pecadores, que duvidaremos? Santa Teresinha, grande devota de Maria, ainda nos diz algo muito bonito: A Virgem Maria é mais Mãe que Rainha. Por isso não devemos olhar Maria como uma rainha severa, que condena seus súditos, mas como uma Rainha que trata com amor os príncipes, seus filhos, que somos nós.

Nossa Senhora Rainha do Universo; rogai por nós!

João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos

Veja algumas pinturas da Assunção de Maria (clique para ampliar):

"Eis aí um israelita de verdade. Não há nenhuma falsidade nele!"

Certamente um dos Apóstolos menos conhecidos é São Bartolomeu, porém recebeu do Senhor um dos maiores elogios que alguém possa ganhar. Segundo o Apóstolo João, logo após Filipe ser chamado por Jesus para lhe seguir, ele disse a Natanael (Bartolomeu) que encontrara o Messias, A princípio Bartolomeu ficou receoso: "Pode sair alguma coisa boa de Nazaré?" Mas logo após ser elogiado por Cristo confessou: "Tu és o Filho de Deus; Tu és o Rei de Israel", e o Senhor Jesus lhe disse que veria o Filho do Homem em sua glória, junto a seus anjos(cf. Jo 1, 43-51).

Muito pouco sabemos sobre a vida deste santo. As Sagradas Escrituras (a Bíblia) não fala muito dele. Contudo, segundo a Sagrada Tradição (História passada de geração em geração) Bartolomeu pregou o Evangelho em vários países, como a Índia, a Armênia, o Irã e o Egito. Seu martírio foi um dos mais violentos do mundo até hoje: Após arrancarem a sua pele com um alfange (espécie de faca) lhe cortaram a cabeça. Ainda segundo uma antiga Tradição, no dia de sua morte ventou muito, por isso, muitos anos o mês de Agosto é marcada por fortes ventos, que só param no dia 24.

Uma curiosidade a seu respeito é que era o único Apóstolo canhoto. Por isso é o padroeiro dos canhotos, além dos padeiros, mercadores, alfaiates, sapateiros e da cidade de São Petesburg, na Rússia, onde possui muitos devotos.

Certa vez o Papa Bento XVI afirmou que vários acontecimentos da vida de São Bartolomeu ficaram no esquecimento provocado pelo tempo para nos servir de exemplo, pois nada vale buscar aparecer acima de tudo.

A mesma promessa que fez a Bartolomeu, Cristo faz àqueles que ainda hoje acreditam Nele. Mas será que estamos seguindo aquilo que a Sua Igreja prega? Encontramos um mundo cheio de opções que nos afastam de Deus, mas assim como São Bartolomeu, quem se manter firme será salvo no último dia.

São Bartolomeu Apóstolo; rogai por nós!

João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos

domingo, 21 de agosto de 2011

Nota da Congregação Mariana a respeito da Catequese de Crisma

Constantes questionamentos tem chegado à Congregação Mariana de Nossa Senhora da Penha e São José, instalada na Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França em Resende Costa/MG, a respeito da obrigatoriedade do início da Catequese de Crisma logo após a Primeira Comunhão.

Falam em nome do Departamento de Marianinhos apenas o Presidente da Congregação Mariana e os congregados que estejam em plena comunhão com a Regra de Vida aprovada pela Santa Sé, além, é claro, da Diretoria do Departamento e falam em nome da Catequese a sua Coordenadora e as catequistas em comunhão com as diretrizes apontadas pela Paróquia Nossa Senhora da Penha de França.

Em Maio do ano de 2010 o então Pároco de Resende Costa, Padre Geraldo Antônio Soares, determinou (e não sugeriu) que seriam crismados a partir do ano de 2012 apenas as pessoas que participassem da então denominada Catequese de 1ª Etapa da Crisma, que levaria 3 anos para sua conclusão, tendo início no ano posterior ao da Primeira Comunhão e conclusão no ano anterior ao do Sacramento da Crisma. Contudo, não havendo número suficiente de catequistas para atender a demanda, a Paróquia, sabendo da intenção da Congregação Mariana de instalar um grupo de marianinhos em cada capela urbana até Julho de 2011, solicitou a mesma Congregação que repassasse a Catequese os dados sobre aquelas crianças e adolescentes que participavam dos Marianinhos, pois a sua participação seria equivalente a da 1ª Etapa da Crisma, visto que o principal objetivo da Congregação Mariana é levar aos marianinhos a verdadeira Doutrina de Jesus Cristo.

Contudo, em reunião com os catequistas no dia 11/8/2011, o novo Pároco de Resende Costa, Padre Éder Sebastião dos Santos, revogou a determinação da obrigatoriedade da participação daqueles que acabaram de fazer a Primeira Comunhão na Catequese Paroquial, sendo necessário para receber o Sacramento da Crisma apenas participar do Curso oferecido no ano da recepção do Sacramento.

A Congregação Mariana incentiva que todas as crianças e adolescentes continuem a participar do Departamento de Marianinhos, assim como de outras pastorais e associações infantis que estejam em plena comunhão com a Santa Igreja, como os Coroinhas e Acólitos ou a Conferência Mirim da SSVP, por exemplo, mas deixa claro que jamais obrigou qualquer um a frequentar qualquer reunião ou atividade. Qualquer acusação deste gênero seja, portanto, entendida como calúnia e provém de pessoas que são contra o Reino de Deus.

Encorajamos a todos para que busquem a verdade, que segundo o grande Doutor da Igreja, São Tomás de Aquino, faz com que de sua contemplação brote a felicidade.

Confiantes na proteção de Nossa Senhora da Penha e São José, rogamos a Deus as bençãos necessárias ao povo de Resende Costa para a prática das virtudes católicas.

Resende Costa, 21 de Agosto de 2010, dia de São Pio X.



José Batista Pinto
Presidente da Congregação Mariana de Nossa Senhora da Penha e São José

João Carlos Resende
Coordenador dos Marianinhos Nossa Senhora de Lourdes

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

São Maximiliano Maria Kolbe: exemplo de amor ao próximo

Jesus Cristo sempre disse para amarmos ao próximo como a nós mesmos, mas muitas poucas pessoas dão realmente atenção a este apelo do Senhor. Dentre as poucas pessoas que atenderam a este pedido está Maximiliano Maria Kolbe, que nasceu no dia 8/1/1894, na Polônia.

Franciscano desde 1907, fundou em 16 de Outubro de 1917 a Milícia da Imaculada, uma associação parecida com a Congregação Mariana, que divulga uma forte devoção a Nossa Senhora. Criou a revista "Cavaleiro da Imaculada" e instalou até uma emissora de rádio. Entre 1930 e 1936 foi missionário no Japão, levando a Palavra de Deus a cidade de Nagasaki. Contudo, seu apostolado se destacou durante a Segunda Guerra Mundial, ocasião de perseguição a muitas pessoas, principalmente aos judeus, os quais Maximiliano abrigou cerca de 2000. Sendo uma pessoa muito influente, e que promovia a caridade, foi preso em 1941 na Polônia, sendo levado para o Campo de Concentração de Auschwitz, onde os prisioneiros eram torturados até a morte. Lá era o prisioneiro #16670 (ver detalhe no número do seu uniforme, na figura a cima).

Em Julho de 1941 um camponês que estava preso com Maximiliano foge, e como castigo, os nazistas decidiram matar 10 outros prisioneiros, de fome e de sede. Um dos dez, Francisco Gajowniczek, lamenta-se, pois tinha mulher e filhos para sustentar. Comovido, Maximiliano Kolbe pede para morrer em seu lugar, e os nazistas aceitam o pedido do padre. Após duas semanas sem comer nem beber nada, Maximiliano e mais 3 prisioneiros sobrevivem a tortura, e os nazistas decidem matá-los com uma injeção letal no dia 14/8/1941.

Foi canonizado (declarado santo) no dia 10/10/1982, pelo Papa João Paulo II.


João Carlos Resende, Coordenador dos Marianinhos

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Entrevista com José Batista Pinto, presidente da Congregação Mariana de Nossa Senhora da Penha e São José

Na medida do possível, a cada semana, entrevistaremos um marianinho, congregado mariano, sacerdote ou alguém que tenha alguma relação com a Congregação Mariana. Nosso primeiro entrevistado é o presidente da Congregação Mariana de Nossa Senhora da Penha e São José, José Batista Pinto.
1) Como foi o seu ingresso na Congregação Mariana?
Meu ingresso se deu através de um convite feito por meu irmão que era o presidente da CM da época, o Roque, que inclusive tem um filho que é congregado hoje, o Lalado. Aconteceu em 1988, quando eu tinha 53 anos. Foi uma época muito difícil para a nossa CM, pois foi naquele ano que faleceu o Monsenhor Nelson, maior diretor espiritual que a nossa CM já teve, e vivíamos a expectativa da chegada do novo pároco, o Pe. João Rodrigues, o que nos deixou muito inseguros, pois não sabíamos se teríamos apoio dele, mas tudo deu certo no final.
2) O senhor já está em seu 5° mandato como presidente. Qual foi o mais difícil?
O primeiro, em 1993, pois eu estava muito sem rumo. A nossa CM era muito atrasada e não tínhamos muito material sobre como dirigir uma CM.
3) Qual o papel do congregado mariano no mundo e na Igreja?
É uma opção de vida que fazemos, pois participo de outras associações, pastorais e irmandades, mas como congregado mariano, pois através da CM fiz uma consagração perpétua a Mãe de Deus. Através de Maria tudo se torna mais fácil, e a CM nos leva até ela, a qual sou muito agradecido por tudo.
4) Em 2010 o senhor foi reeleito para um mandato de mais 5 anos. Como deverá ser seu trabalho neste período?
Dar prosseguimento ao trabalho com os marianinhos e fortalecer o grupo de aspirantes e candidatos jovens pois este é o cálcio da CM.
5) Na semana passada tivemos uma mudança de párocos em Resende Costa. Qual a sua expectativa quanto ao Pe. Éder?
Tenho esperança que tudo melhore ainda mais, principalmente o apoio ao nosso apostolado, pois na nossa paróquia, devido a seu tamanho, somos carentes de assistência eclesiástica. Quando ele foi vigário aqui a CM tinha uma relação muito boa com ele, o que faz aumentar as esperanças (risos).
6) Qual a relação da nossa CM com os outros seguimentos da Igreja? Há alguma parceria com algum deles?
A relação é ótima. Desenvolvemos uma parceria com a Catequese Paroquial: os marianinhos que fizeram a Primeira Comunhão não necessitam de participarem das 3 primeiras etapas do Curso de Crisma, apenas da quarta e última.
7) É inegável que os congregados estão ficando velhos e poucos jovens ingressam na CM. O Departamento de Marianinhos está aí para ajudar a solucionar este problema, mas apenas isto não basta. O que mais deve ser feito?
Devemos ter o apoio do pároco e os congregados devem deixar de serem acomodados, assumindo um compromisso mais responsável com a CM. A CM não é só o presidente; este apenas coordena o apostolado. A CM é para todos os congregados e demais membros.
8) Em Maio o Papa Bento XVI acolheu no Vaticano a CM de Maria Anunciada, de Ratisbona, da qual é congregado mariano, o que mostra que as CMs estão em plena comunhão com a Igreja. E a nossa CM, está em total comunhão com o Papa?
Sim, é claro. Todos os congregados são ativos na Igreja e são convictos de que a verdade está com o Papa.

Resende Costa, 1/8/2011